O magnífico reitor da Universidade Agostinho Neto (UAN), Professor Doutor Pedro Magalhães, será um dos protagonistas na 9.ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia (CNCT) ao participar hoje, sexta-feira, 5, na mesa-redonda com o tema “Parcerias Internacionais para a Ciência, Inovação e Desenvolvimento: Lições, Desafios e Caminhos para Angola”.
A sessão reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir as estratégias de cooperação científica e académica, abordando como as universidades angolanas podem fortalecer as suas alianças globais e superar os desafios no campo da inovação.
Promovido pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades Angolanas (CRUANG), o evento, que visa divulgar os avanços na investigação científica e tecnológica em Angola, ao mesmo tempo que estimula a criação de soluções inovadoras para os desafios nacionais, decorre desde quarta-feira, 3, na província de Benguela, no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional de Angola.
A conferência está a decorrer em três salas paralelas e inclui um extenso espaço expositivo de 600 m², onde a Feira de Ideias, Invenções e Empreendedorismo de Base Tecnológica (FIEBaT) acolhe 30 stands dedicados a protótipos, invenções e projectos tecnológicos.
No total, a Comissão Organizadora recebeu 239 trabalhos científicos, dos quais 132 foram aprovados e distribuídos por cinco eixos temáticos, além de serem apresentados na feira e no Encontro Nacional de Doutorandos Bolseiros do Estado (ENDBE).
Por: SA



