O Instituto de Estudos Avançados da América Latina (IHEAL-CREDA), da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, abriu candidaturas para o Programa de Cátedras 2026-2027, oferecendo sete vagas para professores e três para pesquisadores convidados que actuam nas áreas das ciências humanas e sociais dedicadas à América Latina.
Segundo documento consultado pelo jornal Gazeta do Estudantes, as propostas podem ser submetidas até o próximo domingo, 16 de Novembro.
O programa destina-se a académicos que desenvolvem investigação ou leccionam temas relacionados com a América Latina nos domínios da antropologia, ciência política, economia, geografia, história contemporânea (séculos XX e XXI) e sociologia.
As cátedras para professores poderão ter duração de quatro, três ou nove meses, consoante o período de estadia. Três cátedras decorrerão entre 1 de Setembro e 18 de Dezembro de 2026; outras três, entre 4 de Janeiro e 31 de Março de 2027; e uma cátedra de nove meses abrangerá o período de 1 de Setembro de 2026 a 31 de Maio de 2027.
Já os pesquisadores serão seleccionados para estadias de dois meses, em diferentes períodos entre Setembro de 2026 e Maio de 2027.
Os candidatos seleccionados receberão remuneração correspondente ao índice de professor titular em França. As despesas de viagem e alojamento ficarão a cargo dos beneficiários. Além disso, os docentes e pesquisadores poderão desenvolver actividades em outras unidades da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e em instituições francesas ou europeias parceiras do IHEAL.
Conforme o documento consultado pelo Gazeta do Estudantes, o programa aceita propostas de cursos a serem ministrados em francês, espanhol ou inglês.
Por: SA



